Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

De visita ao jardim escola

Ontem a Maria foi com os colegas e a professora visitar o seu antigo jardim escola.

 

No início do ano eu já tinha lá ido com ela, sentia que ela tinha saudades das amigas que ficaram e das educadoras, mas confesso que estava receosa de que, ao ver aqueles brinquedos todos (e sabendo que na primária nada há para brincar) ela pudesse não querer sair de lá...

 

Quando lá chegámos foi a festa... as amigas, as professoras todas recordavam com carinho a menina Maria, que nunca deu grandes trabalhos e sempre coleccionou elogios enquanto lá esteve, seguiram-se brincadeiras e a visita à sala, recordar, agradecer e regressar à sua escola nova. Pelo caminho disse-me ela: «mãe, aquilo é tudo tão pequenino, tão para bebés...» devo dizer que fiquei aliviada, afinal ela já não se sentia ali bem, aquela já não era a sua escola...

 

Mas ontem lá foram então todos aproveitar o sol (enquanto há) da primavera e a pé percorreram as ruas da cidade até chegarem à pré-escola. Eu não estava lá para ver, mas no final do dia a Maria trazia um sorriso enorme, tinha estado com a sua grande amiga "Maria brilhante" (nome dado pela educadora pois a menina fascina-se por tudo o que brilha), a educadora, a monitora do ATL, as auxiliares... todas as pessoas que durante dois anos auxiliaram no seu crescimento e lhe proporcionaram momentos verdadeiramente felizes naquela escola estavam ali, felizes com a visita!

 

É muito bom ver este intercâmbio, sei que os pequeninos também hão-de ir à escola primária conhecer os cantos à casa, sei que estas pequenas trocas fazem muito bem aos meninos, ajuda-os a crescer, mas acima de tudo ajuda-os a olhar para trás e agradecer com alegria quem deles cuidou durante tanto tempo, saber apreciar o bem que lhes fizeram, poder dizer que eles cresceram saudáveis e felizes por serem tão bem acompanhados enquanto nós pais estamos a lutar pela nossa vida trabalhando todos os dias é uma bênção!

 

Todos os dias colocamos a educação dos nossos filhos nas mãos de terceiros, pessoas em quem confiamos, pessoas que se esforçam por fazer deles os homens e as mulheres do futuro, é bom que eu não me esqueça de dar graças por isso, de ver nestas pessoas o meu braço direito, são elas que ensinam, que me ajudam a educar as minhas filhas, sem estas pessoas a educação delas seria realmente uma pobreza, pois eu nunca seria capaz de lhes ensinar tantas coisas, de lhes explicar tantas matérias, de as fazer ter gosto pela descoberta das ciências, das línguas e da história!

 

Sim a minha vocação é apenas de mãe e de primeira educadora dos valores morais e sociais, nunca seria capaz de ser a "professora" das minhas filhas, apenas sou a que "auxilia", que procura colaborar com os professores no crescimento escolar delas!

 

E isso é tudo o que precisamos!!!

 

Jardim-Infância-n-3-Almeirim.jpg

(Ano lectivo 2013-2014 Actividade do ATL)

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D