Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!



Quinta-feira, 05.01.17

Dia de Reis

Celebramos amanhã - dia 6 - o dia de Reis, como tal vamos assinalar em casa esta festividade. De forma muito simples iremos fazer chegar os nossos Magos ao pé do Menino, os Magos foram colocados um em cada quarto hão-de chegar a Belém depois de muito caminhar!!!

 

Havemos de colocar as nossas coroas e cantar algumas canções. Teremos uma mesa bonita e  como sobremesa não o tradicional Bolo Rei, mas o Bolo Rainha.

 

Como o tempo do Natal só termina no domingo depois do dia 6, isto é no dia 8, teremos de arrumar os enfeites de Natal, desmanchar a árvore e o presépio nesse dia. Este ano quero muito viver as festividades nos dias certos... e não ter a árvore montada na sala até ao carnaval como quase aconteceu num destes anos.

 

Sim, estamos mesmo a terminar o tempo do Natal. E que Natal!!!!

Autoria e outros dados (tags, etc)

Assuntos Importantes:

por Olívia às 16:24


4 comentários

De Bruxa Mimi a 05.01.2017 às 18:29

Eu posso estar enganada, mas tenho ideia que, embora o Dia de Reis esteja associado ao dia 6, e em alguns países seja realmente celebrado nesse dia, no nosso país é celebrado no primeiro domingo do ano após o dia 1, em que se celebra Maria, Mãe de Deus. É o Domingo da Epifania (manifestação de Deus aos homens, representados pelos Reis Magos). 
Quanto à retirada dos enfeites do Natal, o tempo litúrgico do Natal só termina (ou o tempo litúrgico chamado "Comum" só começa) com o Domingo do Batismo do Senhor , que é a seguir ao da Epifania, pelo que não há que ter pressa...
Escrevi estas coisas sem as ir confirmar, mas penso mesmo que não fiz confusão. Se, no entanto, tiver feito, agradeço que me digam, por aqui (que eu estou sempre a voltar, e lerei). Obrigada!

De Bruxa Mimi a 05.01.2017 às 19:04

Olha, depois de publicar o meu comentário anterior acabei por ficar curiosa e fui investigar (mais valia tê-lo feito antes!) o assunto...
No boletim paroquial deste mês, e também no calendário dos Combonianos que o Rogério recebe todos os anos, confirmei que a Epifania (uma solenidade) se celebra no domingo, dia 8, mas, afinal, o Batismo do Senhor (uma festa) não se celebrará no domingo seguinte, como eu pensava, mas sim na segunda-feira, dia 9. Eu pensava que a celebração do Batismo era sempre num domingo, mas estava enganada. O domingo seguinte, dia 15, é o 2.º Domingo do Tempo Comum. Diz o Rogério, e talvez tenha razão, que se calhar esta é a forma de o nosso país ficar a par com os países em que a Epifania é celebrada no dia 6 e o Batismo no dia 8. Na verdade, nunca se celebra o 1.º Domingo do Tempo Comum, pois ou se celebra a Festa do Batismo do Senhor (quase todos os anos), ou, neste caso, a Solenidade da Epifania ("saltando" a Festa, que vem a seguir na ordem das precedências, para a segunda-feira).
Por último, peço desculpa pela confusão criada e pelos comentários longos. Beijinhos!

De Olívia a 05.01.2017 às 22:37

É isso mesmo. Durante a semana não conseguimos arrumar nada... Tem mesmo de ser no domingo!!!

De Teresa Power a 06.01.2017 às 08:22

Tens toda a razão, Mimi: Dia de Reis é dia 8 para nós (porque é sempre domingo), segunda-feira seguinte termina o Tempo de Natal com o Batismo do Senhor. E já agora, mais um acrescento: como este ano o Natal e o dia 1 foram domingos, ficámos sem o Domingo da Sagrada Família. A Festa da Sagrada Família foi transferida para sexta-feira dia 30, e passou despercebida a muitos, o que é uma pena!
Olívia, boas celebrações aí em casa! Bj

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisa de temas

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031


Frases nossas

«Mais do que um processo judicial ou burocrático adoptar é amar uma criança e torná-la nossa filha»

Fale connosco através de

olivia.adocao@sapo.pt