Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

E assim começa mais um ano letivo

Hoje, as minhas duas filhas mais velhas iniciaram o ano letivo 2016-2017. Mais um recomeço, mais uma fase que se inicia. Novas rotinas estão a ser desenhadas e espero que os próximos dias sejam como o de hoje. Sem pressas. Sem correrias. Sem nervos. Sem atrapalhações. Com vontade. Com entusiasmo. 

 

Por um lado a Maria estava eufórica pois ontem, na reunião encontrou as suas colegas e sabia desde logo que hoje o recreio iria ser preenchido com muita, muita brincadeira. A professora é a mesma. A escola também.

 

Por outro lado a Margarida estava bastante apreensiva com a nova turma, ela que entra numa turma de 9º ano a fim de fazer as disciplinas da segunda fase sabe que a turma vem em conjunto do 7º e 8º pelo que as amizades já estão vincadas. Mais uma vez ela é a nova aluna numa escola que já conhece bem, no entanto terá as suas amigas do ano passado bem perto nos intervalos o que é muito bom. Ontem recebemos uma grande graça: a diretora de turma é a mesma que ela tinha tido no 7º e na primeira fase do 8º ano, conhece a sua história, já trabalhámos em conjunto o que é uma enorme ajuda. Apenas foi preciso alguns minutos de conversa para que ficasse a par dos últimos acontecimentos. 

 

Este ano as duas irmãs regressam também à catequese na comunidade aqui da cidade, uma vez que já me reorganizei não há necessidade de deixar passar mais um ano, continuaremos as nossas catequeses familiares aqui em casa, mas elas poderão também conviver e crescer juntamente com os seus pares.

 

Ontem à noite, ao ligar o computador para ouvir os "nossos cânticos" no site das FC (como também já tinha feito no dia anterior) enquanto trabalhava mais um pouco na separação do material escolar, que vergonhosamente deixei para o último dia, pensava no quanto estes dias são difíceis para os jovens e crianças que não têm plena confiança e si próprios, para os que não têm o apoio de ambos os pais, para os que não podem exibir o material da infindável lista por não terem condições de o comprar... recordava os meus primeiros dias de aulas, receosa e cheia de dores de barriga... pensava na pressão que muitos alunos sentem nesta véspera em vez do incentivo que era suposto.

 

Decidi que quero ser a mãe que prepara os lanches com ternura e relembra dia após dia para não se esquecerem dos óculos, do cartão da escola e beber água durante o dia... decidi que não serei a mãe que só sabe criticar e exigir... decidi que quero estar cada vez mais atenta e participar cada vez mais no processo de estudo de todas as minhas filhas, decidi que não importa a idade de cada uma, ambas merecem a mesma atenção, cuidado e dedicação.

 

Hoje levantei-me mais cedo, preparei os pequenos almoços e os lanches, preparei as mochilas e os sacos de material, os livros ainda sem terem sido forrados, porque ontem cedi ao cansaço de um dia de reuniões e de compra de boa parte do material, não importa. O essencial não faltou, uma palavra de coragem, de alento e a nossa oração da manhã, feita no carro a caminho da escola, uma oração muito simples que repetimos todas as manhãs, oferecemos o nosso dia e o nosso esforço, pedimos a interseção dos nossos santos padroeiros e consagramo-nos à Mãe de Caná (sendo esta a sexta bilha, e a forma simples como a conseguimos viver no dia a dia)

 

Prontas para mais um dia, gostava apenas de partilhar a frase que ficou ontem no último slide do power point do 3º ano e que não esqueci:

 

frase 3º ano.jpg

 

Um bom ano para todos!

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post