Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!



Terça-feira, 23.08.16

Em casa

O individualismo e o isolamento são das piores coisas numa família. São uma espécie de ferrugem que destrói os laços que unem as pessoas entre si. Digo eu que adoro o meu bocado do dia em silêncio e sem confusão à minha volta. 

 

Por isso, andei a pensar durante uns tempos, quais as formas mais simples de juntar a família em casa em torno de atividades. Não é fácil por causa dos vários gostos e das idades e a única altura em que juntávamos toda a gente era nas refeições e na oração da manhã e da noite (o que é muito bom).

 

Acabei por concluir que cozinhar é uma boa opção, e quem diz cozinhar, diz auxiliar no processo de fazer uma refeição desde preparar as coisas à escolha da toalha e dos pratos e copos, no final todos estão felizes por ter participado e isso nota-se! Temos tido ótimos resultados no lanche de crepes no domingo à tarde (a primeira tentativa foi uma desgraça, mas com o tempo vamos lá)!

 

Uma outra coisa que conseguimos fazer foi dedicar dois pedaços de tarde/manhã para ver um filme em conjunto (enquanto a Lúcia dorme). O filme que vimos este fim de semana chama-se Monte Carlo, nós gostámos, mas elas adoraram.

 

Confesso que tenho alguma dificuldade em encontrar filmes para todas as idades, que sejam divertidos, com legendas em português e que não sejam desenhos animados. Comecei uma lista e já tenho cinco ou seis nomes. Alguns estão no Netflix outros não... e eu quero ver se os consigo de forma legal. Por isso se souberem por exemplo como arranjo este é chegarem-se à frente.

 

Conto com estas pequenas alterações nas rotinas dar mais ênfase ao "tempo de família", combater o isolamento e fomentar algumas tradições familiares, com gargalhadas e confusão à mistura!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Assuntos Importantes:

por Olívia às 15:58


10 comentários

De Helena Le Blanc a 23.08.2016 às 17:29

Olá Olívia


Que belas ideias. 
Nós também utilizamos o NETFlIX. Como somos só 3 é evidentemente mais fácil. Vou ver os que já vimos e enviar-te. Poderá ser que aproveites algum.


Outra coisa que faço aqui em casa, especialmente ao domingo (com os avós maternos), são jogos familiares: mímica, desenhar, dominó. No dia dos Avó os meus pais pediram-me para eu comprar uma prenda (por eles) para o neto e eu aproveite e comprei mais dois desse tipo de jogos. Um deles era para maiores de 7 anos mas como a maioria dos jogadores é adulto, corre bem.
Engraçado que o meu pai, no início, só boicotava os jogos, deixando todos os presentes chateados. 
Agora é o primeiro a querer jogar.


Nós precisávamos muito de alguma coisa que nos aproximasse (eu e James com os meus pais) e esta ideia tem funcionado bem, até à data. 
Quando há visitas, estas também são desafiadas a jogar. É engraçado observar: estranham, começam a medo e.... depois é só divertimento.


Um grande abraço

De Olívia a 25.08.2016 às 09:25

Sim, os jogos são mesmo boa ideia, cá em casa temos poucos... a ver se investimos mais nessa ideia.
Obrigada
:)

De Teresa Power a 25.08.2016 às 15:22

Uma das nossas atividades para reunir a família completa são os jogos de cartas. Resulta mesmo! Até os jogos simples nos divertem, porque se os crescidos não se divertem com o jogo em si, divertem-se a valer observando a alegria dos mais novos :) Boa sorte!

De Olívia a 25.08.2016 às 15:29

Andei no teu blogue à procura das regras do jogo "house" mas não encontrei o post... era bastante engraçado!

De Teresa Power a 25.08.2016 às 15:41

http://umafamiliacatolica.blogs.sapo.pt/quinze-minutos-de-alegria-165994

Aqui tens! Este ano voltámos a jogar, e não imaginas a alegria de todos, pequenos e grandes! Em vez de quatro cartas para cada jogador, distribuímos seis, para fazer o jogo demorar mais um bocadinho. O Francisco ia chamando as cartas, e eu fazia par com a Sara. Ena, que divertido para todos! Experimenta! Qualquer dúvida, telefona! Mas as regras são tãaaaao básicas, que não será preciso. Bjs

De Olívia a 25.08.2016 às 15:47

Que bom!
Depois conto como foi!
Obrigada

De Bruxa Mimi a 26.08.2016 às 18:07

"Todos ao monte" - bem giro! Se tivesse, enviava-to!
Tenho andado ausente mas já li o que escreveste nos últimos tempos. Ânimo!

De Olívia a 03.09.2016 às 09:58

Obrigada! 

De Cristina a 02.09.2016 às 14:49

Não sei se tem acesso fácil a uma biblioteca, mas lá também tem DVD para requisitar.

De Olívia a 03.09.2016 às 09:57

Excelente ideia!!!!!
obrigada

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisa de temas

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031


Frases nossas

«Mais do que um processo judicial ou burocrático adoptar é amar uma criança e torná-la nossa filha»

Fale connosco através de

olivia.adocao@sapo.pt