Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Frases de que não gostamos nada #1

Este tópico contém muitas, muitas frases que escutamos uma e outra vez, umas vezes fingimos que não ouvimos, outras fazemos cara feia e na maior parte das vezes temos mesmo que responder.

 

#1.0 - «A tua filha e a outra...» onde também se inlui: #1.1 « a tua filha verdadeira e a outra...»

 

Estas frases entram em inúmeros contextos e são ditas por pessoas de várias idades, em vários locais, com uma única coisa em comum: a incompreensão.

 

Fazer distinção entre filhos nunca deveria acontecer, é daquelas leis basicas da vivência humana e é uma coisa quase natural quando são famílias biológicas, mas em casos como o nosso tende a acontecer.

Na educação que recebemos e na que damos aos nossos filhos certamente que "rotular" as pessoas é daquelas coisas que evitamos ao máximo que aconteça.

 

Mas na realidade acontece e a nossa resposta ao ouvir estes comentários pode ser mais ou menos efusiva, a que desarma completamente as pessoas é dita de forma simples e calma, com um ar de "não estou a perceber" - «Desculpe está a falar da filha mais velha e da mais nova, certo?» Aqui muitas das pessoas ficam envergonhadas e devem ficar, até porque têm de compreender que para nós elas são as duas filhas, nem há mas nem meio mas.

 

No início desta aventura da maternidade fomos alvo de muitos comentários que entram nesta categoria, muitos foram ditos por pessoas da família, pessoas que supostamente eram nossas amigas e que deveriam ficar felizes. Houve momentos de revolta, mas acima de tudo momentos de aceitação. Quem realmente gosta de nós entendeu e não questionou, quem não o fez não era assim tão nosso amigo. 

 

Todos os pais que, tal como nós, passam por isto desanimam muitas vezes, sentem-se incompreendidos numa coisa tão simples quanto a sua família não ser exactamente como as outras.

 

Recordo-me sempre da família de Jesus de Nazaré, filho adoptivo de José que aceitou o pedido de Deus e que tanto amou o seu filho ensinando-o a crescer. Quantas coisas não terão ouvido, quantos comentários mesquinhos não terão aguentado, dias e dias... quantas vezes não se sentiram "olhados de lado", mas a sua fé e aquilo em que acreditavam fez desta família um exemplo.

 

Um dos exemplos mais belos de famílias de coração! A Sagrada Família!

 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D