Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!



Segunda-feira, 09.02.15

Fresquinhos

Não são apenas os dias deste inverno! São também os legumes e frutas que trago da praça (do mercado para os citadinos). Para mim a ida à praça era uma miragem, não tinha tempo, não me dava muito jeito, nunca sequer lá tinha entrado. Muitas vezes os meus pais dão-me algumas coisas da horta deles, batatas, feijão verde, couves, brócolos, mas a verdade é que nem sempre temos que chegue... e é necessário comprar!

 

Um dia, uma vizinha falou-me nas deliciosas maçãs pequeninas, daquelas sem produtos que as fazem crescer e que lhes tiram todo o sabor! Falou-me nas peras igualmente pequenas e saborosas e nos legumes que aguentam uma semana sem se estragarem no frigorífico... e fez-me pensar no porquê de andar sempre a inventar desculpas.. porque me dava mais jeito levar as frutas e legumes do supermercado pagando mais por elas e vendo-as apodrecer ao fim de um dia ou dois.

 

Foi no início de Dezembro que, num sábado, resolvi abalar mais cedo de casa (vinte minutos) e em vez de ir logo para a loja fiz um desvio e passei então na praça. Quando lá entrei vi que a maioria dos "lugares" estavam vazios... uma bancada com peixe, uma com artesanato e várias com pequenos agricultores cada um com o que a sua horta lhe dá.

 

Fui logo à banca das maçãs e peras pequeninas, enchi dois sacos de asas com cerca de dois quilos e tal de cada, quando o senhor me disse não chegava a um euro e meio fiquei muito contente, onde já se viu fruta tão boa a trinta e cinco cêntimos o quilo?

IMG_20150207_162650.jpg

Passei pela banca dos legumes, alfaces verdinhas e tenras... cenouras que embora não sejam grandes sabem mesmo a cenoura... até uns ovos caseiros trouxe! Desde então é um hábito que criei, saio um pouco mais cedo e às nove horas da manhã já tenho as compras feitas!

 

São compras feitas em clima de vizinhança, simpatia. Trocam-se cumprimentos, as pessoas acostumam-se ao que nós gostamos de trazer, são pessoas simples, cheias de vida, com calos nas mãos, alguns cabelos brancos pelo meio... são gente da nossa cidade, pessoas que ainda não deixaram a praça fechar, que sábado após sábado chegam cedo, colocam o fruto do seu trabalho ao nosso dispor, não exigem valores astronómicos por aquilo que vendem e até passam a dita factura, como lhes é exigido!

 

IMG_20150207_162539.jpg

IMG_20150207_162611.jpg

 

Chegar a casa e preparar refeições com estes legumes é uma alegria, assim que a geada do inverno abalar, voltaremos à nossa horta para termos aqui ao pé alguns legumes, mas certamente não deixarei de ir à praça buscar tudo aquilo que não tivermos em casa!

 

Poder preparar para a minha família refeições simples mas nutritivas é de facto uma bênção, nem sempre o reconheço e agradeço tudo aquilo que tenho no frigorífico, nem sempre dou graças pelo esforço do trabalho de alguém, que semeia e colhe para que possamos comer, nem sempre sou capaz de pedir a Deus que abençoe as pessoas quase invisíveis sem as quais não podia alimentar a minha família!

 

Que eu saiba ser agradecida pelos alimentos que hoje vou colocar na minha mesa, que eu os saiba partilhar quando me sobram, que os saiba gerir quando são poucos, que não reclame por coisas sem importância, porque algures, bem perto de mim muitos poderão não ter o que comer!

 

 

A terra produziu toda a espécie de ervas, que dão semente, conforme a sua qualidade, e árvores de fruto, com a semente própria de cada uma. E Deus achou que aquilo eram coisas boas."

GÉNESIS 1:12

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Olívia às 06:00


1 comentário

De Bruxa Mimi a 09.02.2015 às 08:24

Que Deus abençoe também quem assim testemunha!
Beijinhos

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisa de temas

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728


Frases nossas

«Mais do que um processo judicial ou burocrático adoptar é amar uma criança e torná-la nossa filha»

Fale connosco através de

olivia.adocao@sapo.pt