Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Hoje é dia ....

... da Liberdade.

 

Pois é, e quem me disse foi a minha agenda a tal que mandei vir da Deco (bem jeitosa e grátis), que pena que ela é ateia... coitada! Não me diz os Dias Santos, nem o Santo do dia... não tem passagens bíblicas... nada de nada, mas isso é uma coisa fácil de resolver!

IMG_20150122_224727.jpg

 

Basta um pouco de criatividade e de tempo e podemos transformar os espaços vazios com frases inspiradoras, assim ao longo do dia quando abrimos as páginas podemos sempre ter uma palavra de ânimo e de coragem para fazer as tarefas previstas!

 

IMG_20150122_224653.jpg

Depois do texto de ontem, hoje preciso de escrever um texto bem mais leve e positivo, não que a vida seja assim, na realidade não vale a pena ter um blogue familiar católico para dar testemunho apenas as coisas boas, quando caímos temos de saber reconhecer, levantar e seguir em frente!

Portanto, lá na agenda diz que hoje é para celebrar o dia da Liberdade (andei a pesquisar na Internet e não consegui encontrar o porquê desta comemoração neste dia... se alguém souber é dizer), mas qual é a liberdade que eu Olívia e a minha família católica queremos celebrar? 

  • Será uma liberdade onde cada um faz o que quer lá em casa sem se preocupar com os outros?
  • Será uma liberdade para podermos dizer mal de quem nós quisermos sem dó nem piedade?
  • Será uma liberdade para ir de transportes e não pagar?
  • Será uma liberdade para deixar as minhas filhas verem todo o tipo de programas na televisão?

Até podia ser, mas aqui em casa a noção de liberdade não é fazer tudo o que se quiser, enquanto filhos de Deus sabemos que Ele nos criou à sua imagem e semelhança e sabemos também que Ele nos criou para sermos livres, mas cada acção nossa terá a sua consequência e aqui é que está a pérola: Serei eu capaz de responder sempre por todos os meus actos? Serão os meus actos responsáveis?

 

Deus criou-nos para uma liberdade única, já dizia a Teresa num dos seus belos textos sobre a liberdade:

«Escreveu S. Paulo aos cristãos da Galácia:

 "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes, e não vos sujeiteis outra vez ao jugo da escravidão." (Gl 5, 1)

Enquanto vivermos ao sabor dos nossos apetites, seremos sempre escravos. Só os seres humanos, de entre todas as criaturas terrestres, são capazes de se elevar acima dos seus instintos através da vontade, da inteligência, e do amor. É preciso um esforço superior de renúncia (...) para nos tornarmos senhores de nós mesmos, verdadeiramente humanos - e verdadeiramente divinos! É que nesta mesma carta de S. Paulo está também escrito:

"Agora já não és escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro, por graça de Deus!" (Gl 4, 7)»

Portanto, hoje dia da liberdade é dia de dar graças pela liberdade que temos, é dia de olhar em volta e ver quantas das nossas acções que consideramos livres o são verdadeiramente, é dia de utilizarmos esta bênção para a caridade, continua então S. Paulo:

"Meus irmãos, foram chamados para a liberdade. Que essa liberdade não seja uma desculpa para seguirem os vossos maus instintos. Pelo contrário, ponham-se ao serviço uns aos dos outros, praticando o amor de Cristo. De facto, toda a lei de Deus se resume num só mandamento: Ama o teu próximo como a ti mesmo. Mas tenham cuidado! Se andam a morder-se e a devorar-se uns aos outros, acabarão por destruir-se." GÁLATAS 5:13-15

agradeço.png

 

 (A Bíblia é de facto uma fonte inesgotável de sabedoria e ao contrário do que muitos pensam... a sua mensagem pode ser aplicada hoje dia 23 de Janeiro de 2015)