Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

13.10.15

Keep It Simple!

Olívia

O ser humano gosta de complicar.

 

Ok. eu gosto de complicar. Sou assim por natureza, mas nos últimos tempos tenho feito um enorme esforço por mudar pequenas coisas, tentar descomplicar aquilo que nem sequer depende de mim... são pequenas coisas que têm vindo a contribuir para que eu consiga ter uma vida mais "positiva", mais calma e muito menos stressante!

 

Há exatamente um ano atrás cheguei à conclusão que era preciso reorganizar a nossa vida escolar e familiar, e agora volto a bater na mesma tecla.

 

Algumas semanas depois do tão esperado "regresso às aulas" senti um cansaço extremo, uma frustração total pela vida que estava a viver... na passada quinta feira foi a gota que fez o copo transbordar. Apesar de o primeiro pensamento ser "não aguento mais, desisto", o segundo foi "nós Jesus, vamos organizar-nos".

 

Prioridades, quais são? É boa altura para fazer uma lista...

 

  • A nossa saúde mental e física
  • Qualidade de vida em família
  • Bom desempenho das tarefas escolares e de trabalho
  • Acordar e adormecer com a sensação de missão cumprida, aquela sensação de coração cheio
  • Disposição para as tarefas domésticas
  • e etc por aí fora

 

Ora bem, de tudo o que preenche o meu dia, quais são as coisas que contribuem para que estas prioridades o sejam realmente na minha vida? O que está a mais?

 

Com calma, durante o dia de sexta e de sábado (um dos poucos dias em que não fui trabalhar nestes 6 anos, por opção, para poder descansar e acalmar esta ansiedade) estabeleci que de agora em diante iria canalizar as minhas forças apenas para as coisas que considero essenciais, tudo o que é acessório terá de ficar pelo caminho.

 

A isto chamo simplificar. Riscar da lista interminável de tarefas aquilo que neste momento não nos acrescenta nada de positivo, mas por outro lado está a complicar a nossa vida.

 

E assim, com pequenos passos, com vontade de não desistir, com a certeza de é possível ter uma vida mais simples e com mais qualidade, optei por abdicar de algumas coisas. Afinal, como nós aqui dizemos frequentemente em casa: "não se pode ter tudo", e por isso há que estabelecer prioridades e viver de acordo com elas torna a nossa vida muito mais bela!

 

 

IMG_20151010_175744.jpg

 (1a catequese no sábado - o encontro de Maria e Marta com Jesus Lc 11 38-42)

 

Que hoje eu consiga ser mais simples na minha caminhada... Afinal toda a sabedoria e todas as grandes " riquezas" só foram mostradas aos simples, aos humildes... Tal como o coração dos pastorinhos que acolheram tamanha alegria em Fátima, também eu consiga acolhe-la ao longo de cada um dos meus dias!

 

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D