Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Leituras...

Os livros na nossa casa são muito estimados, com eles aprendemos, viajamos, sonhamos e rezamos... eu sempre gostei de ler e confesso que uma das coisas que mais gosto de fazer é viajar através das páginas de um livro, ir até ao local da história, estar com as personagens e viver as suas aventuras!

 

Cá em casa temos livros na cozinha/sala de jantar, nos quartos e na sala... no móvel da entrada também estão alguns! Quando não se sabe o que fazer o melhor é pegar num livro e ler...

 

Depois de nos tornarmos Família de Caná o nosso local de oração foi "promovido" e está agora na sala, não é nada muito elaborado, é um local simples onde colocámos frases, imagens e onde colocámos também os nossos livros de oração - para todas as idades - desde a Bíblia ilustrada (infantil) à nossa Bíblia de família, aquela que recebi no 4º ano de catequese e que trouxe comigo para a minha nova casa. Está velhinha e até tem sublinhados... mas ao olhar para ela vejo que é bom sinal! 

 

Agora temos por hábito numa noite contar uma história da Bíblia e na noite seguinte fazemos ou pintamos um desenho que ilustra a história da noite anterior, é bom porque assim meditamos mais tempo na história! Uns dias andamos com Moisés no deserto, outros estamos com Jesus num barco no meio do Lago!

 

Juntar a família em torno de histórias da Bíblia é aproximar a família de Deus e torná-la mais unida.

 

 

Estou ainda a preparar a nossa leitura e meditação das histórias cá em casa através do livro "Os Mistérios da Fé I" (a ver se conseguimos começar durante o mês de Agosto).

 

 

Este é um livro que eu considero um guia, quer para quem sabe muito sobre a Bíblia, quer para quem sabe pouco ou quase nada... é fascinante o modo como nos apresenta a vida do Povo de Deus através dos tempos seguindo os mistérios do terço, mas mais fascinante ainda é a relação entre o Antigo e o Novo Testamento.

 

Neste guia além das leituras temos um texto que nos situa no tempo e no espaço e nos explica de forma muito simples e fiel o que está nas leituras, temos ainda perguntas para recordar e sugestões de actividades práticas para viver a Palavra; no final temos uma oração como resposta a tudo aquilo que aprendemos!

 

Agora que os dias são maiores e temos mais tempo (!?) podemos dedicar-nos com mais afinco à leitura!!!