Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Literatura familiar...

Depois da "Biblioteca da Mãe", da "Literatura juvenil" e "Literatura infantil" inauguro hoje este belíssimo tema da literatura familiar!

Basicamente nesta categoria estão os livros de ciência e natureza ou como a Mimi gosta de chamar livros do planeta, curiosidades, perguntas e respostas e por aí fora. Cá em casa faço questão de que estejam espalhados por vários locais e que estejam nas prateleiras de baixo das estantes, eu sei que o sr. Google sabe tudo e que nos dias de hoje os jovens e as crianças preferem pesquisar no computador, mas eu sou da velha guarda e para mim folhear um livro tem sempre algo de muito belo! (Mesmo que não haja rede estão sempre lá). 

Também eu tenho muita pena que existam poucos livros de espiritualidade acessíveis à família... normalmente são muito densos e com linguagem para gente crescida... de todas as formas tenho em casa um bom livro que aqui vou recomendar, já é antigo (1986), mas está muito bem construído. Este livro foi feito com a colaboração de um biblista (Salvatore Garofalo), um arqueólogo (Michele Piccirillo), um pintor (Nino Gregori), um fotógrafo (Calogero Cascio) e um jornalista (Giulliano Coaci) que se juntaram para nos darem a conhecer "O Evangelho que não conheceis" é este o nome do livro! Já tentei encontrá-lo à venda, mas a verdade é que só achei uma edição de 1976 num alfarrabista... portanto e voltando à temática das Trocas de Livros  se alguém tiver curiosidade peça emprestado que a Mãe empresta!

 

Para abrir o apetite vou deixar alguns dos quadros do pintor que se dedicou também ao estudo minucioso dos objectos utilizados, toponímia das habitações... e se esperam encontrar uma Maria de pele de porcelana e um menino Jesus loirinho de olhos azuis... não vão mesmo encontrá-los aqui... apenas a capa tem uma imagem daquilo que temos "padronizado", mas que não é de facto real...

 

Este livro prima pela aproximação à realidade e os palestinianos não são assim... o livro inicia-se com "ponto por ponto o diálogo entre Gabriel e a Virgem da Galileia" e segue até à "Formação, nascimento e valor dos quatro Evangelhos" percorrendo assim vinte dos locais mais significativos da vida de Cristo.

 

Passando pela casa de Maria

 

Pela Gruta de Belém

 

Pelo Templo de Jerusalém

 

Pelo Lago de Tiberíades

 

Fica então esta sugestão para ler e aprender em família! Na introdução podemos ler:

 

«Um jornalista, um pintor, um fotógrafo, um arqueólogo e um biblista uniram o seu trabalho e o seu talento no desejo de re-descobrir Jesus Cristo, para O oferecer aos leitores no modo mais autêntico e sincero.»