Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!



Quarta-feira, 11.02.15

Literatura juvenil #2

Não tem sido nada fácil encontrar livros juvenis que:

  • Não sejam de fantasmas, diabos e coisas no género;
  • Não tenham apenas histerias (e histórias) de miúdas atrás de rapazes;
  • Tenham algum conteúdo educativo;

 

Recomendei à Margarida  o Diário de Anne Frank, sendo um livro escrito por uma adolescente, e que eu li em adolescente talvez esteja na hora de ela o ler.

 

00000007510.JPG

 

Fiz uma pequena introdução ao contexto em que o livro foi escrito (acho que ela ficou um pouco horrorizada) e fiquei admirada como raramente falamos na Segunda Guerra Mundial, na perseguição aos judeus, nas aulas de história também ainda não se falou nisso, deve ser no 9º ano, pois foi quando me lembro de ter feito um trabalho sobre o Holocausto, de ter lido o diário de Anne Frank e de me ter apercebido da gravidade desses acontecimentos no mundo inteiro, vi documentários, entrevistas a sobreviventes e digo já que fiquei muito impressionada, triste e revoltada, chorei muito a recordar aquilo que para mim (e ainda hoje o considero) foi monstruoso, horrível e desumano. Não encontro de entre os milhões de palavras algumas que possam expressar tudo aquilo que esta época me faz sentir.

 

Às vezes quando ouço no rádio notícias sobre os extremistas que vão ganhado poder nas políticas dos seus países fico arrepiada e assustada só de pensar que um dia se poderá repetir a história... é triste pensar que o ser mais evoluído do planeta não consegue evoluir assim tanto... hoje em dia através da Internet temos acesso a informações de massacres, atentados à vida humana por esse mundo fora... actos de egoísmo, actos de maldade e de pura loucura, sabemos de pessoas perseguidas por causa da sua religião, crianças perseguidas por serem raparigas que vão à escola... 

 

Tenho no entanto muita esperança no futuro, nas gerações futuras, sei que neste momentom existem muitas pessoas a lutar pela dignidade humana, pela vida!

 

Fortuna, fama, tudo podes perder, mas a felicidade do coração, ainda que por vezes esteja obscurecida, torna a vir enquanto viveres. Enquanto puderes erguer os olhos para o céu, sem medo, saberás que tens o coração puro, e isto significa felicidade.

O Diário de Anne Frank

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Olívia às 06:00


4 comentários

De Bruxa Mimi a 11.02.2015 às 08:13

Fiquei com vontade de reler o Diário de Anne Frank...

De Olívia a 11.02.2015 às 09:17

Também eu!!!

De mãe de coração a 11.02.2015 às 16:09

Foi este livro e "Os filhos da droga" os dois livros que mais me marcaram na adolescência. Acho que o segundo está incluído no programa da disciplina de português, no 9º ou 10º ano, pelo menos penso que foi nessa altura que a minha irmã o deu ao filho para ele ler.

De Marisa Milhano a 15.02.2015 às 21:51

Querida Olivia

O Diário de Anne Frank é belíssimo :) Mas torna-se ainda mais belo se devidamente enquadrado no contexto em que foi escrito. No meio de tanto ódio, tantas guerras, tantas mortes, tanta dor, ter surgido essa jóia....


E relação aos livros, não sei se te lembras, mas a Teresa escreveu uma vez vários posts acerca de livros para adolescentes
1. http://umafamiliacatolica.blogs.sapo.pt/livros-43214
2. http://umafamiliacatolica.blogs.sapo.pt/livros-ii-45407
3. http://umafamiliacatolica.blogs.sapo.pt/livros-iii-49452


Lê os comentários desses posts, que tem lá mais livros indicados

Na altura, escrevi este comentário no blog da Teresa, que penso ser igualmente indicado para a Margarida
"Na minha adolescência fui lendo Louisa May Alcott (Mulherzinhas [ou Little Woman] e os livros seguintes, Good Wives, Little Men, Aunt Jo, Jo's Boys, ...), Jane Austen, Charles Dickens, O jardim secreto de Frances Hodgson Burnett, os livros sobre a vida da Elsie de Martha Finley, ..."

Os livros da Louisa May Alcott devem ser os meus favoritos de sempre! Conheces?

Beijinhos

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisa de temas

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728


Frases nossas

«Mais do que um processo judicial ou burocrático adoptar é amar uma criança e torná-la nossa filha»

Fale connosco através de

olivia.adocao@sapo.pt