Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Marcar momentos, caminhar no tempo

Aproxima-se cada vez mais um dos grandes momentos da vida da igreja: A Páscoa. Mas antes da grande festa vêm- para mim - os quarentas dias mais "ricos" de todo o ano litúrgico. Mais ricos? Então o objetivo não é renunciar e fazer sacrifícios? Não é nesses dias que não se comem doces e essas coisas? 

 

Pode parecer contraditório, mas os dias em que abdicamos de algumas coisas são dias mais ricos nas coisas realmente fundamentais na vida pessoal, familiar e da comunidade.

 

Dizer que a quaresma é o tempo em que não comemos chocolates é muito pouco. É quase nada. Eu posso não comer chocolate por causa do colesterol. Se realmente quero viver uma caminhada com sentido a primeira pergunta será: qual é a coisa que - mesmo sabendo que não devias - fazes mais vezes? Aí, na resposta sincera podemos encontrar o nosso ponto de partida.

 

Um exemplo - ainda com o chocolate - imaginando que todos os dias saio de casa a gritar com toda a gente, num estado de nervos enorme; logo, se cada vez que não comer chocolate me recordar que devo ser mais serena, mais calma, mais controlada, o sacríficio já começa a ter algum sentido. Se ao fim dos quarenta dias, o meu comportamento tiver melhorado substancialmente, penso que esta minha renúncia teve o fim desejado: contribuiu para que eu mudasse e a partir daí basta esforçar-me por manter essa nova postura - com ou sem renúncia ao chocolate! Existem muitas outras coisas a que podemos renunciar e que não são nem comida nem bebida... renunciar às conversas pouco construtivas, à música alta, às horas que passamos nas redes sociais... enfim... tantas e tantas coisas que precisamos deixar "cair" na nossa vida para que outras coisas boas possam renascer nesse lugar!

 

 DSCF7539.JPG

 

 

Lembrete:

Na terça feira dia 28, além das brincadeiras é preciso "vestir" o canto de oração para a Quaresma. Não sendo uma coisa fundamental ajuda-nos - e às crianças - a entrar num outro momento da vida da igreja.