Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!



Terça-feira, 06.06.17

O Compromisso

Na sexta feira à tarde, depois de uma semana cansativa e exigente, era finalmente tempo dos últimos preparativos para o grande dia que seria o dia do compromisso, havia ainda umas coisas de última hora a combinar, almoço e lanche para preparar... e pouca vontade de dormir como sempre acontece em vésperas de grandes acontecimentos!

 

Ao acordar, porém, a história já é outra... nem é preciso repetir que toda a gente se prepara sem reclamar! Eu costumo acordar sempre mais cedo para preparar os sacos de forma a não andar toda enervada a pensar no que me esqueci! Depois é o costume, abalamos cerca de duas horas e meia antes da hora combinada para podermos ajudar nalguma coisa que seja preciso - é por isso que chegamos sempre cedo!

 

O dia prometia muitas emoções, muitos sorrisos, muitas conversas e momentos fortes de oração. E assim foi. Depois de uma oração da manhã em que recordámos as famílias que não podiam lá estar e as que atravessam grandes dificuldades, o senhor bispo preparou um belíssimo retiro para a nossa manhã, com calma e muita objetividade percorremos uma a uma as seis bilhas de Caná que são já bem conhecidas de todos nós.

 

Os jovens e as crianças como sempre tiveram um momento de evangelização e depois parece que houve muita brincadeira e animação no exterior do Santuário, a Margarida desta vez levou mesmo a sério o nosso pedido e fez uma excelente reportagem fotográfica dos vários momentos do dia!

 

Ainda antes de almoçar, houve um momento de adoração. Eu confesso que há uns anos nem me passava pela cabeça passar assim algum tempo, ali, no silêncio a pensar, a rezar... hoje em dia, é dos tempos mais ricos que posso ter, mas com uma menina traquina de 18 meses é difícil, desta vez o pai ofereceu-me este tempo levando a Lúcia para brincar com os meninos na rua! Ah, que bom!

 

Já no exterior fomos todos juntos para a quinta do Canto de Caná, eu já lá tinha estado mais cedo para atar uma linda fita na entrada da capela e assim que cheguei senti uma enorme alegria e paz, estava em casa. Aproximei-me e vi a imagem da Mãe de Caná já colocada no seu sítio e tudo estava tão bonito, simples, tranquilo, as fotografias não fazem mesmo jus ao que se sente quando lá estamos! 

 

Naquele momento as crianças correm umas para cada lado, as famílias espalham-se pelas sombras, as mantas são estendidas no chão, as mesas são puxadas para a sombra, os almoços colocados à disposição, damos graças e partilhamos aquilo que trouxemos, comida, fruta, doces, algumas confidências foram trocadas, deu tempo para falarmos sobre o compromisso, sobre a vida... e para convivermos entre famílias, houve ainda tempo para rezarmos o terço antes de irmos para o Santuário para a apresentação do livro "Em Tua casa", foi também um momento bonito, sobretudo de gratidão. Aproveitámos para "roubar" cinco minutos de "antena" e (em nome de todas as famílias) homenagear a Teresa pelo seu aniversário e por tudo aquilo que nos ensina com a sua família através daquilo que vivem. 

 

O dia foi grande, tão grande que depois de tudo isto faltava ainda inaugurar o Canto de Caná e celebrar a missa de Pentecostes onde fizemos então o compromisso! A nossa nova capela é grande, mas graças a Deus não coubemos todos lá dentro! Alguns de nós ficaram cá fora a contemplar o quão maravilhoso é ver um sonho tornar-se real! Não há palavras para descrever a emoção que senti em cada um destes momentos!

 

O compromisso foi a parte mais simples, não havia muito a pensar quando sentes que o coração te diz que sim, quando toda a família sente o mesmo. Todos juntos, em família de famílias lemos o compromisso e prometemos seguir este caminho, custe o que custar!

 

No final da tarde, como de costume não havia vontade de vir embora... dizer adeus ou até breve custa sempre um bocadinho... faz lembrar a passagem da bíblia que nos conta como Pedro, Tiago e João não queriam descer do monte depois da Transfiguração... até sugeriram fazer três tendas... lembram-se? Pois, mas a vida vive-se cá em baixo, no dia a dia... e não no monte!

 

Bem, não nos importávamos nada de levar a tenda e acampar na quinta... por um fim de semana... certo Isabel?

 

 

 Algumas das fotos deste dia:

DSCF4364.JPG

 

DSCF4462.JPG

 

DSCF4513.JPG

 

DSCF4635.JPG

 

E Mais fotos: AQUI

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Assuntos Importantes:

por Olívia às 10:51


3 comentários

De Teresa Power a 06.06.2017 às 13:30

Bem, parece que a moda dos acampamentos está a pegar... Certo, Olívia! Já está decidido, e até já estão planeadas várias atividades que vocês nem sonham! Mas depois conversamos :)
Bjs!

De isabelsilva75 a 06.06.2017 às 15:24

Ok vamos nessa! Lá em casa já se fala no acampamento como facto decidido! Inclusive eu, que sou a que tenho algumas reservas na matéria, já andei a fazer o levantamento do que precisamos!! Tenho de me render às evidências, vamos então acampar. É tentador a imagem de rezarmos à volta da fogueira e a comer marshmallows!

De Olívia a 06.06.2017 às 22:37

Tu queres ver que uma ideia meio "tonta" que surgiu depois do lanche ainda se vai tornar real??? 
Nem quero acreditar!


Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisa de temas

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2017

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930


Frases nossas

«Mais do que um processo judicial ou burocrático adoptar é amar uma criança e torná-la nossa filha»

Fale connosco através de

olivia.adocao@sapo.pt