Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

O Retiro da Quaresma

Retiro = Sair da zona de conforto, deixar de lado as rotinas e deixar-se cativar pelo Amor de Deus!

 

Esta é a primeira coisa que sinto cada vez que saímos de casa, colocamos os sacos no carro e fechamos as portas. Em cada viagem muitas coisas novas acontecem, mas também sabemos que depois delas não voltamos os mesmos, trazemos sempre o coração carregado de alegria, esperança e certeza de que ter dado um dia da nossa vida para estar presente em momentos tão ricos de reflexão e companheirismo é pouco para tantas bênçãos que recebemos.

 

O nosso retiro começou cedo afinal quisemos participar na preparação de uma pequena surpresa junto ao local onde está sempre a Mãe de Caná, eram para ser cinco pedrinhas, mas estas foram transformadas em seis bilhas, a seu tempo saber-se-á porquê! Mas ainda antes das tarefas já havíamos distribuído e recebido longos abraços de amizade, as nossas filhas já tinham seguido com os seus amigos... todos estávamos em família!

 

Em cada retiro acontecem sempre coisas muito especiais, neste, uma delas foi a presença do Sr. Bispo de Aveiro D. António, que nos ofereceu um belíssimo ensinamento sobre o milagre que é a Família! Eu queria era ter gravado todas as palavras ditas... no entanto consegui ir escrevendo algumas das ideias que mais me tocaram:

  • Deus é amor; tão simples como isto; aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele! (S.João sabia bem do que falava)
  • Deus coloca o futuro da humanidade nas mãos de um homem e de uma mulher, Deus coloca a continuidade da vida em cada família!
  • O primeiro milagre de Jesus foi numas bodas, Deus manifestou-se por Seu Filho na celebração do nascimento de uma nova família!
  • Em cada uma das nossas casas, sempre que nos juntamos em nome de Deus - somos uma igreja - a Casa de Deus!

Não há dúvida de que a nossa família se sente chamada a ser diferente, a ser continuidade de uma missão... poder sentir isto ao escutar tão belas palavras foi sem dúvida um momento muito bonito!

 

E de momentos bonitos se fez aquele fim-de-semana!

 

Desde a celebração presidida pelo senhor bispo na linda capela, aos ensinamentos da Teresa, que como sempre nos enchem de alegria e nos fazem sentir todas as nossas limitações, fazem aparecer pequenas chamas de esperanças, nos mostram que tantas pessoas vivem com as mesmas dúvidas que nós, ensinamentos que nos mostram que podemos ousar nos nossos projectos de vida! Que podemos sempre fazer "um bocadinho mais", que podemos oferecer em cada dia "um bocadinho mais"!

 

Fomos convidados a cruzar o nosso olhar com o de Jesus-Eucaristia... e se nos despojarmos de todas as nossas pretenções, dos nossos orgulhos... toda a nossa vida muda.

 

Tivemos assim essa oportunidade ali, no meio da nossa família, com as crianças a brincarem lá fora ao sol... ali, num silêncio sentido pudemos estar em adoração! Ali, olhando fixamente Aquele que deu a vida por mim, senti no meu intímo um misto de dor, de certeza, de amor, senti coisas maravilhosas...

 

Mas ainda me faltava alguma coisa, depois de tanta riqueza, havia uma nuvem cinzenta e carregada no meu coração, havia muito "lixo" acumulado, algumas inquietações... sair da sala, rumar para o fundo do corredor e entrar na confissão foi uma das melhores coisas que me podia ter acontecido, à semelhança do meu marido também eu precisava de mais este passo para que a minha felicidade fosse maior!

 

No fim do dia, depois de termos recebido um "certificado de melhores pais católicos" (diz que não fomos os únicos a receber este título... mas nós não somos de nos importar com coisas destas!) de termos retirado todas as coisas, arrumado as salas, pude ver a alegria estampada em vários rostos na hora de dizer "Até à próxima", e esta é uma grande certeza, haverá uma próxima... onde e quando não sabemos, mas que haverá, disso ninguém tem dúvidas!

 

DSCF5340.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários

Comentar post