Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!



Sexta-feira, 19.02.16

Os nomes

Dizia-me uma senhora, que Lúcia significa: a que traz a luz. E realmente pesquisando um pouco fiquei a saber que originalmente era dado este nome às meninas que nasciam de madrugada, quando o sol estava a nascer.

 

Durante muito tempo quando pensava nisto a minha atitude era de pensar para comigo que se era suposto o nascimento da Lúcia trazer alguma luz isso não aconteceu! Aquilo mais pareceu um apagão... geral!

 

Passados estes meses e perdendo um pouco de tempo a "ver" melhor o que se passa à minha volta, consigo realmente ver aquilo que não via.

 

Passam por aqui muitas pessoas sós, de idade avançada, algumas viúvas há pouco tempo, outras viúvas há muito tempo... pessoas preocupadas e cheias de problemas na sua vida... e o que é que acontece quando olham para a bebé que dorme aqui ao lado? 

 

Sim, ficam um pouco mais alegres, mas e se elas olharem para a Lúcia e falarem com ela quando está acordada, o que acontece? 

 

Os seus olhos iluminam-se perante o sorriso que recebem de volta e alguns blá-blá-blás que já se ouvem...

 

Até a mim (que passo 24/24 horas por dia com ela ), o seu sorriso e as suas conversas me deixam verdadeiramente mais "iluminada", naqueles dias em que uma pessoas quase cede ao cansaço, em que tudo o que havia para correr mal corre, naqueles dias em que só dormimos 3 horas, basta um sorriso e tudo passa!

 

Dizia-me a minha mãe que ela está sempre alegre e bem disposta... não é verdade, a Lúcia tem sofrido imenso com as cólicas.

 

Primeiro foi do leite, depois foi da água fervida com que preparava o leite, apenas durante uma semana ela esteve mesmo muito bem até dormia 7 horas seguidas e tudo, tirando essa semana seja dia ou noite ela chora imenso com dores (que eu tento minimizar com todas as técnicas...), mas o curioso é que, assim que as dores passam, ela sorri como se nada se fosse!!

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Olívia às 06:27


8 comentários

De Teresa Power a 19.02.2016 às 22:15

Sim, ela irradia luz! Não penses muito nas cólicas nem procures demasiadas justificações... Olha, o Francisco, que nunca tomou um biberão, acordava com cólicas todas as noites até aos seis meses, foi uma autêntica desgraça! A Clarinha também sofreu imenso, coitadita. Do David para baixo, não me recordo de ter bebés a chorar de noite senão na hora da fome, e de imediato regressavam ao sono (e foi sempre a biberão). Portanto, acho que há muitos outros fatores para além do leite e da água a causar as cólicas... Quando ela crescer, essas pequenas contrariedades de bebé não a vão afetar, como não parecem afetar os meus dois mais velhos... Bjs e disfruta!

De Olívia a 20.02.2016 às 10:40

:) eu sei, sempre que temos uma "crise" eu penso que um dia nem me vou recordar... mas sabes como é, a mãe preocupa-se sempre e tem sido à mãe que cabe a tarefa de "consolar os que choram"!
Bj

De Catarina Silva a 22.02.2016 às 14:37

Olá Olívia,
É bem verdade o que a Teresa diz, a Lúcia é uma bebé luminosa e linda, linda....também é verdade que as cólicas são um mistério insondável, vá-se lá saber porque é que uns têm cólicas e outros não. No meu caso dois tiveram cólicas e o ultimo nem por isso. Desesperei bastante com as cólicas, não conseguia que sossegassem, sentia-me impotente para os acalmar e achava que era alguma coisa que eu estava a fazer mal. Depois eles crescem e as cólicas passam e, tal como a Teresa diz, há que desfrutar... até das cólicas.
Coragem e que essa fase passe depressa :)

De Olívia a 22.02.2016 às 15:16

:)
...já percebi... depois do terceiro... nenhum teve cólicas!!! 


bjs

De Catarina Silva a 22.02.2016 às 17:02

Ah! Ah! Ah! Ah!


Muito bem observado, não tinha pensado nisso!!!!

De Bruxa Mimi a 20.02.2016 às 11:11

Só Deus sabe quando terei oportunidade de ver a luz que a Lúcia irradia ao vivo! :-)


Olívia, nunca mais falaste da tua vizinha que engravidou pela mesma altura do que tu... lembro-me às vezes dela e espero que esteja tudo bem com ela e com a criança (não me lembro se era menino ou menina).

De Olívia a 20.02.2016 às 11:19

Oh... desculpa, mas passou-me!
O bebé (menino) está bem! Nasceu a 18 de outubro, é muito giro com muito cabelo negro e olhos grandes azuis! Ah e chama-se João!
Obrigada por perguntares outra vez!
Bjs


Quanto à Lúcia podiam vir visitar-nos...

De Bruxa Mimi a 23.02.2016 às 08:05

Olá, bom dia!


Vê lá tu que quando li a tua resposta ao meu comentário (da primeira vez) não vi o parágrafo em que dizes para vos visitarmos... e até estranhei não dizeres nada sobre a Lúcia! Agora que li tudo, fiquei: "Uôo, de onde é que esta frase veio?". É mais* uma evidência de que (não é o nosso caso, graças a Deus!), uma má leitura, acidental, poderia criar um mal-entendido. Outras vezes surgem, não de uma frase (não) lida, mas de uma palavra ou frase pronunciada... 


*(Este "mais" tem a ver com o meu pensamento sobre estas coisas, que às vezes dá-me para aí, não se refere a nada que tenha lido no blogue nem a nenhuma conversa virtual entre nós)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisa de temas

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829


Frases nossas

«Mais do que um processo judicial ou burocrático adoptar é amar uma criança e torná-la nossa filha»

Fale connosco através de

olivia.adocao@sapo.pt