Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!



Terça-feira, 03.01.17

Pesadelos, leituras e aventuras

Pois muito bem, se hoje fosse fazer um mini balanço (ao dia 3) acerca da concretização ou tentativa de concretização daquilo que me propus a fazer de futuro seria algo mais ou menos assim:

  • Agradecer o dom da vida em cada manhã, com um pequeno momento para definir o meu dia, para isso terei de acordar cedo sem reclamar interiormente: Falhanço de todo o tamanho... por causa dos pesadelos da Maria que acordou aos gritos de madrugada a Lúcia acordou a chorar também e eu fiquei cheia de neura e acordei a reclamar mesmo muito da vida... ok, demorei dois minutos a perceber que estava na hora de travar a fundo com o mau feitio!
  • Preparar o pequeno almoço com cuidado e dedicação: 2-0. Com as mais novas acordadas, sem ter comido antes delas nas calmas, a ter de arranjar o leite da pequenita e as torradas da Maria foi um stress...
  • Palavras de ordem: tolerência, compreensão, paciência, dedicação e serviço: sem comentários. Muito esforço para pouca concretização, mas não houve gritaria nem ralhetes. 
  • Encontrar formas de estar disponível para ajudar no plano de recuperação escolar das minhas filhas: Para começar traçámos um objetivo para cada uma: subir a nota mais baixa
  • Ler pelo menos cinco páginas de um livro de aventuras em família diariamente*: feito
  • Fazer a oração da manhã e da noite: feito com cânticos e tudo!
  • Preparar as refeições com carinho e retomar o hábito de levar almoço/lanches para o trabalho: ontem trouxe marmita e hoje também, também trouxe um termo de chá e duas sandes para a manhã e para a tarde #marmitalover
  • Reduzir no número de cafés que bebo fora (1 por dia) e beber mais chá: estou a cumprir à risca. Sim, foram só dois dias... mas tenho ali uma caixa de capsulas de descafeinado para beber aqui no trabalho e o chá, claro!
  • Caminhar 15 minutos na terça e na quinta feira na hora de almoço: mais logo trato deste assunto (hoje é terça-feira) sim, não vale usar a chuva como desculpa!
  • Não ir deitar zangada, irritada ou amuada e agradecer tudo, mesmo tudo o que vivi nesse dia retomando a escrita no diário da gratidão: vou já escrever os de ontem, como andei em arrumações antes de dormir, acalmei a maior parte dos nervos do dia!
  • Ah... e usar frequentemente as coisas bonitas que temos nos armários. Brevemente, na sexta feira que é dia de Reis temos de fazer qualquer coisa especial!

 

 

*Agora vou registar aqui os últimos capítulos da nossa leitura em família, que apenas durou até à página 30 de um livro "Uma Aventura". Estava eu muito entusiasmada com esta ideia, mas mesmo muito quando ontem à noite vejo que a Maria estava em pânico depois de eu ler mais seis páginas da história.

 

Fico a pensar um bocado e apercebo-me de que desde que começámos a ler o livro ela acorda com pesadelos de noite e vai para o meu quarto (coisa que não fazia) e fica ali ao pé da minha cama até eu acordar sem dizer nada... está-se mesmo a ver eu a abrir os olhos porque sinto qualquer coisa e dar de caras com ela imóvel com os olhos muito abertos a olhar para mim, bem... sustos noite após noite!

 

Até que pergunto se ela está com medo e ela desmancha-se a chorar que tem medo do assalto (descrito na história) e que não vai dormir com medo dos ladrões... caso para uma leitura de emergência: fadas e princesas com imagens coloridas e vestidos brilhantes! Adormeceu, mas não durou muito visto que acordou de madrugada aos gritos... vamos ter de ler coisas mais animadas... porque a Maria é muito sensível! Sugestões?

 

E assim vai o meu esforço. Tentar, cair. Levantar, continuar...

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Olívia às 09:16


6 comentários

De Teresa Power a 03.01.2017 às 10:48

Condessa de Ségur: Traquinas, As Férias, A Menina Insuportável, Os Desastres de Sofia...
Coleção Magia Animal
Clementina (3 livros) e, claro, A Pipi das Meias Altas (3 livros)
A Aventura nunca fez furor cá em casa... Bj!

De Olívia a 03.01.2017 às 11:03

Pois, foi má escolha... mas estamos sempre a tempo de mudar!
Temos aqui esses da magia animal. E uns da Enid Blyton. Tenho de ver melhor!

De Teresa Power a 03.01.2017 às 11:10

Cuidado com Enid Blython, que alguns vão assustar ainda mais a Maria! Da Enid, para a idade dela tens uns muito giros, como A Casa na Árvore e outros parecidos. Os Cinco, etc ainda a devem assustar! Bj

De Olívia a 03.01.2017 às 11:22

Temos uns da coleção "O mundo encantado". 
(Antes de os ler em família vou eu ler sozinha a ver o estilo)

De Catarina a 03.01.2017 às 12:28

Agora tens que lhe dar tempo para recuperar. O meu Guilherme agora tem medo de elevadores, tudo porque ouviu uma colega minha a referir que tinha receio. 

De Bruxa Mimi a 04.01.2017 às 12:49

Se têm de ser mesmo livros de aventuras, alguns da Enid Blyton, como a Teresa sugeriu. Caso contrário:
Princesa Poppy; 
Bruxa Mimi ;
livros dos colégios (da Enid Blyton também) - Santa Clara, Quatro Torres, Rapariga Rebelde (que o nome não te assuste);
A Fada Oriana (e outros da Sophia de M. B);
assim de repente não me ocorrem mais.


P.S. - Cá em casa temos a coleção toda de "Uma aventura" (tendo os primeiros 30 sido comprados quando eu era miúda, e os 28 mais recentes comprados quando a Vassoura os começou a devorar e eu aproveitei para reler os antigos e ler os novos). Não causaram sustos, mas também não foram leitura de fim de dia - e Varinha, que é da idade da Maria, ainda não foi por aí. Está mais na Princesa Poppy e a iniciar-se em simultâneo nas várias coleções dos colégios.
Mas compreendo a sensibilidade da Maria. Ontem deu-me para cantar a canção do genérico do "Marco, dos Apeninos aos Andes" (desenhos animados de quando eu era criança - se calhar não chegaste a ver, devido à diferença de idades que temos) e tanto a Varinha como a Vassoura ficaram a chorar, a dizer para eu não me ir embora (se não conheces a canção, não vais perceber porquê)!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisa de temas

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031


Frases nossas

«Mais do que um processo judicial ou burocrático adoptar é amar uma criança e torná-la nossa filha»

Fale connosco através de

olivia.adocao@sapo.pt