Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Pesadelos, leituras e aventuras

Pois muito bem, se hoje fosse fazer um mini balanço (ao dia 3) acerca da concretização ou tentativa de concretização daquilo que me propus a fazer de futuro seria algo mais ou menos assim:

  • Agradecer o dom da vida em cada manhã, com um pequeno momento para definir o meu dia, para isso terei de acordar cedo sem reclamar interiormente: Falhanço de todo o tamanho... por causa dos pesadelos da Maria que acordou aos gritos de madrugada a Lúcia acordou a chorar também e eu fiquei cheia de neura e acordei a reclamar mesmo muito da vida... ok, demorei dois minutos a perceber que estava na hora de travar a fundo com o mau feitio!
  • Preparar o pequeno almoço com cuidado e dedicação: 2-0. Com as mais novas acordadas, sem ter comido antes delas nas calmas, a ter de arranjar o leite da pequenita e as torradas da Maria foi um stress...
  • Palavras de ordem: tolerência, compreensão, paciência, dedicação e serviço: sem comentários. Muito esforço para pouca concretização, mas não houve gritaria nem ralhetes. 
  • Encontrar formas de estar disponível para ajudar no plano de recuperação escolar das minhas filhas: Para começar traçámos um objetivo para cada uma: subir a nota mais baixa
  • Ler pelo menos cinco páginas de um livro de aventuras em família diariamente*: feito
  • Fazer a oração da manhã e da noite: feito com cânticos e tudo!
  • Preparar as refeições com carinho e retomar o hábito de levar almoço/lanches para o trabalho: ontem trouxe marmita e hoje também, também trouxe um termo de chá e duas sandes para a manhã e para a tarde #marmitalover
  • Reduzir no número de cafés que bebo fora (1 por dia) e beber mais chá: estou a cumprir à risca. Sim, foram só dois dias... mas tenho ali uma caixa de capsulas de descafeinado para beber aqui no trabalho e o chá, claro!
  • Caminhar 15 minutos na terça e na quinta feira na hora de almoço: mais logo trato deste assunto (hoje é terça-feira) sim, não vale usar a chuva como desculpa!
  • Não ir deitar zangada, irritada ou amuada e agradecer tudo, mesmo tudo o que vivi nesse dia retomando a escrita no diário da gratidão: vou já escrever os de ontem, como andei em arrumações antes de dormir, acalmei a maior parte dos nervos do dia!
  • Ah... e usar frequentemente as coisas bonitas que temos nos armários. Brevemente, na sexta feira que é dia de Reis temos de fazer qualquer coisa especial!

 

 

*Agora vou registar aqui os últimos capítulos da nossa leitura em família, que apenas durou até à página 30 de um livro "Uma Aventura". Estava eu muito entusiasmada com esta ideia, mas mesmo muito quando ontem à noite vejo que a Maria estava em pânico depois de eu ler mais seis páginas da história.

 

Fico a pensar um bocado e apercebo-me de que desde que começámos a ler o livro ela acorda com pesadelos de noite e vai para o meu quarto (coisa que não fazia) e fica ali ao pé da minha cama até eu acordar sem dizer nada... está-se mesmo a ver eu a abrir os olhos porque sinto qualquer coisa e dar de caras com ela imóvel com os olhos muito abertos a olhar para mim, bem... sustos noite após noite!

 

Até que pergunto se ela está com medo e ela desmancha-se a chorar que tem medo do assalto (descrito na história) e que não vai dormir com medo dos ladrões... caso para uma leitura de emergência: fadas e princesas com imagens coloridas e vestidos brilhantes! Adormeceu, mas não durou muito visto que acordou de madrugada aos gritos... vamos ter de ler coisas mais animadas... porque a Maria é muito sensível! Sugestões?

 

E assim vai o meu esforço. Tentar, cair. Levantar, continuar...

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D