Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Planeamento Familiar #2

Retomando o tema do planeamento familiar natural que tantas novidades me veio trazer, e à minha forma de pensar, e que por mais estranho que possa parecer não é assim uma coisa tão secreta que só está ao alcance de alguns, senão vejamos: existem muitos vídeos que nos explicam os vários métodos "passo a passo" , existem sítios na Internet que contêm muita informação, mas não há nada melhor do que ter ao nosso dispor técnicas qualificadas para nos esclarecerem e nos acompanharem, daí a importância de fazermos o curso. É que depois de o terminarmos surge então a fase de acompanhamento pessoal onde cada casal tem ao seu dispor uma monitora e ao longo de três ciclos somos acompanhados e tornamo-nos autónomos.

Neste curso tivemos a oportunidade de conhecer algumas monitoras, foram elas que expuseram os vários temas, foram elas que esclareceram algumas questões e serão elas que nos vão então apoiar quando surgirem as dúvidas.

Todos os temas foram bastante interessantes, fizeram-nos questionar, fizeram-nos reflectir, fizeram-nos sorrir, fizeram-nos sentirmo-nos humanos e responsáveis pelas nossas decisões. Sim, marido e mulher, os dois como um só, os dois co-responsáveis pela nossa felicidade, pela harmonia, pela partilha dos problemas e das dúvidas.

Só assim, num clima de união nos poderíamos lançar nesta aventura, só assim poderemos ser conscientes da nossa vida, das nossas possibilidades enquanto casal e enquanto pais.

Para mim o momento mais significativo deste último dia de curso foi o testemunho do casal que se dispôs a estar ali connosco para nos falar um pouco sobre a vivência de homem e mulher relativamente aos métodos de planeamento familiar natural.

Algumas das ideias chave, que me pareceu importante reter foi:

  • Este é um modo de vida, uma forma natural de viver a fertilidade da mulher, não como uma doença, mas como uma das mais belas qualidades que tem.
  • Quando um casal ama compromete-se  a fazer o outro feliz, a namorá-lo a vida toda, a investir neste amor tudo aquilo que tem, portanto marido e mulher são um só.
  • A eficácia é 100% - sempre que se aplicam as regras e não se inventam regras que não existem...
  • Qualquer bebé que nasça destas regras inventadas é uma alegria!

Curiosamente ouvi neste testemunho uma frase que me deixou bem mais tranquila: "Estamos numa lua de mel eterna", em cada ciclo existe assim a possibilidade de dar asas à criatividade e ao namoro... é aqui que entramos no "tempo de casal" para os mimos, as conversas, os jantares, os olhares, os sorrisos, os sms cheios de saudade... uma flor inesperada... enfim... já podem imaginar!!! 

Gostei particularmente de escutar várias vezes "nós" em vez de "eu", gostei de ver o envolvimento dos dois nestas questões, gostei de saber que uma relação pode chegar a este nível de partilha e de coesão!

Para terminar mais um post que já longo quero só registar aqui uma coisa que observei (eu sou muito boa observadora) aquele casal que ali estava continua apaixonado mesmo depois de 20 anos de casamento... só pela forma como se olhavam e sorriam um para o outro!!!

Resta-me apenas elogiar todas as técnicas que lá estiveram pela sua paciência e dedicação na exposição dos temas e no esclarecimento das dúvidas dos vários casais.

Deixo aqui um vídeo bem divertido e ao mesmo tempo informativo (peço desculpa por estar em inglês).

 

Nota: Para quem não foi e quer ir, marque na agenda Março de 2015 e vá acompanhando a Página da Associação Família e Sociedade!

 

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D