Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!



Segunda-feira, 12.06.17

Resiliência

 

re·si·li·ên·ci·a
(inglês resilience, do latim resilio, -ire, saltar para trás, voltar para trás, reduzir-se, afastar-se, ressaltar, brotar)

substantivo feminino

1. [Física]  Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação.

2. [Figurado]  Capacidade de superar, de recuperar de adversidades


"resiliência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/resili%C3%AAncia [consultado em 12-06-2017].
 
---- *** ----
 
Num destes dias, quando fiz uma espécie de resumo da vida da nossa família por motivos clínicos foi-me dito - depois de uma pausa - que a nossa família tinha atingido um grau de resiliência fabuloso.
 
Este pequeno exercício em que, durante quinze/vinte minutos passei em revista os acontecimentos que de alguma forma foram mais relevantes para sermos as pessoas que hoje somos, foi uma excelente forma de perceber que o tempo, a vida e cada uma das situações por que passámos nos moldou e nos fez crescer enquanto família. Mas, a capacidade de resiliência, essa... só a conseguimos adquirir tendo uma maneira diferente de ver as coisas: ou seja, através da fé que professamos em cada momento do nosso dia.
 
Nunca imaginei que isto que hoje vivo fosse a minha vida de adulta. Cresci, sim. Mas, sinto que a minha vida passou num "crivo" e muitas das coisas que um dia considerei essenciais eram realmente desnecessárias, enquanto que outras que nunca sequer me atreveria a imaginar são agora uma realidade. 
 
Se a vida é um conjunto de escolhas, se eu nem sempre escolho o melhor, porque é que olhando para trás vejo que tudo o que hoje tenho (e o que não tenho) foram a melhor coisa que me poderia ter acontecido?
 
 

DSCF9034.JPG

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Assuntos Importantes:

por Olívia às 10:42



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisa de temas

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2017

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930


Frases nossas

«Mais do que um processo judicial ou burocrático adoptar é amar uma criança e torná-la nossa filha»

Fale connosco através de

olivia.adocao@sapo.pt