Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

Adotar Amar Viver

Somos uma família católica que investe no tempo de família, aprendendo e ensinando, amando e vivendo com simplicidade. Somos o Álvaro e a Olívia, a Margarida, a Maria e a Lúcia!

"Tens tempo, não tens?"

Perguntava-me o Álvaro depois de me pedir que fizesse duas ou três coisas amanhã... olhando-me com um sorriso...

 

 - Sim, tenho tempo.

 

Para aquilo que realmente importa, mesmo que não tenha, hei de arranjar forma de ter tempo. Isto do tempo é uma coisa terrível, às vezes parece que não tenho tempo para nada, depois algo acontece e uma pessoa larga tudo e encontra o tempo para certa coisa.

 

Este foi um fim de semana muito intenso, com pouco tempo, mas com muita vontade de o arranjar. E então, como é que uma pessoa arranja tempo? Boa pergunta. 

 

É muito fácil, há a interminável lista de coisas a fazer, sempre que aparece uma nova faço a seguinte pergunta a mim mesma "isto é mais ou menos importante do que a 1ª coisa da lista?" e conforme a resposta for sim ou não vou adaptando a lista. Pode parecer uma parvoíce, mas tenho fins de semana que a minha lista fica na mesma, no entanto fiz mil e uma outras coisas que apareceram e que considerei mais importantes.

 

Um exemplo simples: na tarde de sábado temos de arrumar a casa, apanhar os alperces que estão a amadurecer, lavar a roupa (na máquina) e estendê-la, apanhá-la, é preciso ainda fazer um orçamento e o pai tem os móveis de uma cozinha para montar. Toca o telefone, alguém muito próximo está a ser levado para o hospital de urgência. Prioridade: largar tudo, o pai segue para o hospital ver o que é preciso, e eu tomo conta do resto, mas não sem antes fazer algum tempo de oração, depois há que  fazer o jantar e tirar a roupa da máquina para não ficar enrolada até ter uma oportunidade de a estender... num espaço de poucos segundos tudo pode mudar na nossa vida... 

 

Nem sei quantas coisas deixei por fazer este fim de semana, não é altura para pensar nisso, sei que o que fiz foi prioritário, este texto por exemplo estou a escrevê-lo enquanto a Lúcia dorme a sesta, depois de termos ido à missa à tardinha, podia não o ter escrito, mas escrevi. Não sei como será esta semana, pouco importa. Momento a momento irei fazendo o que precisa de ser feito, com alegria e dedicação. 

 

Não sei bem quantas coisas estão pendentes na tal lista, mas também não vou enlouquecer por causa disso, uma coisa é certa: a autoridade tributária (finanças) não perdoa, por isso tenho coisas que não posso adiar, as coisas da contabilidade vão ser feitas, sim. As minhas filhas terão atenção, sim. O meu marido terá toda a minha dedicação e atenção quer a nível pessoal, quer a nível de trabalho (aqui gostamos desta mistura explosiva), a 2ª carta da Palavra Partilhada segue esta semana (pelo menos metade) e mais uma ou outra coisa que agora não posso contar para não estragar a surpresa também estão a ser feitas...

 

Agora vou aproveitar o resto da sesta da Lúcia para estender mais uma máquina de roupa, para fazer o jantar, para arranjar as coisas para amanhã, para comer qualquer coisa... sim, que não há Rosa Mota que bata em velocidade uma mãe com uma lista de coisas a fazer enquanto o bebé dorme, certo?

 

(...)

 

Ok, acho que é altura de rever as prioridades da lista... já estou a ouvir ali uma conversa de bebé... agora vou mudar para o "modo filhas acordadas", mais logo pelas 21:00 volto ao "modo filhas a dormir" e continuo a fazer mais qualquer coisa!!!

 

20160619_191735.jpg

 

Só consigo aceitar que as coisas fogem ao meu controlo se acreditar desde logo que não sou eu que as controlo, caso contrário o mais certo é começar a enlouquecer cada vez que quero fazer isto ou aquilo e não consigo... na semana passada li este versículo e guardei-o na memória:

 

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo."
Mateus 6:34

 

 

Boa semana!